O objetivo desse post é fornecer a quem começa no
fascinante mundo dos helicópteros elétricos R/C informações suficientes
que auxiliem na tomada de decisão de como iniciar no hobby e também na
compra dos equipamentos.
Por favor enviem sugestões e criticas para que possamos incorporar nesse
post. E leiam as regras do fórum antes de postar ou desenterrar posts.
Afinidade
Entre os modelos aero radiocontrolados os Helicópteros são de longe os
que mais chamam atenção em um primeiro momento, o que desperta em muitos
o interesse em adentrar ao mundo do R/C porem não querendo desanimar já
digo que de longe a curva de aprendizado em helicopteros é mais
difícil que pilotar aviões R/C, dessa forma a experiência anterior pode
não auxiliar muito, já que algumas coisas terão que ser reaprendidas.
Portanto a primeira dica antes de investir dinheiro em compra de
equipamentos é que você vá a um local de voo de helimodelistas e se
possível tenha uma aula com um instrutor experiente para que você sinta
ao vivo se o seu real interesse corresponde a adrenalina que é pilotar
um maquina totalmente instável que você tem que ficar 110% do tempo
corrigindo para não cair.
Prepare o bolso
Diferente de por exemplo uma asa Zagi que pode sofrer varias quedas mas
continua voando sem problemas, nos helis uma queda custa muito e leva
tempo para montar e ajustar tudo de novo, esteja preparado, todos caem
uma hora ou outra por isso a ênfase em facilidades de encontrar peças de
reposição aqui no Brasil ao mencionar os equipamentos recomendados.
O que comprar??
Antes de entrar em detalhes, vamos dividir as classes de helis disponíveis a venda hoje no mercado (Brasil e eBay);
2 canais – micros
Nessa classe encaixa-se o PiccoZ e o Gyrotor da Silverlit que pesam 9 e
35gramas respectivamente, tem-se controle subida e descida e esquerda e
direita, para fazer com que va para a frente coloca-se um peso no nariz.
São febre no exterior e são vendidos aqui, após acostumar-se com o
delay do controle dá para se divertir num dia chuvoso na sala de casa;
2 canais – ML
São vendidos no Mercado Livre e no centro de São Paulo por cerca de 100
reais e nas lojas Americanas por 199,00, são até bonitos mas quando
tenta-se voar com um deles parece um pião girando sem controle, fora que
as pecas de reposição inexistem para venda;
2 e 3 canais – ML – Coaxial
Multirotores caracterizam-se por serem compostos de dois conjuntos de
rotores principais rodando um em sentido inverso ao outro anulando o
torque e dessa forma não necessitam do rotor de cauda, também são
vendido no ML, com a promessa de serem mais estáveis, mas tem os mesmos
problemas que o de rotor convencional citado acima;
4 canais – passo fixo
Encaixam nessa classe os DragonFly da GWS os honeyBee FP (passo fixo),
os Blade FP, são helis que possuem todos os comandos necessários, subida
descida, cíclico esquerda e direita, cíclico frente e atras e leme
direita e esquerda, voam razoavelmente bem sem nenhum vento, tem
razoável oferta de peças de reposição no Brasil, e se estiverem bem
ajustados podem ser uma boa opção para treino, porem a maioria deles
possuem um motor de cauda que tem a durabilidade pequena;
4 canais – Coaxial
Nessa classe temos o Blade CX CX2 o Lama V3 e V4, Vortex, Big Lama, são
mais estáveis que os de 4 canais convencionais, pois o movimento
contrario dos rotores anula a necessidade do rotor de cauda, o hover é
mais estável e pode-se começar a ter noções de dirigibilidade espacial
com ele sem ter muito compromisso financeiro, apenas deve-se ter o
cuidado de utilizar as baterias com um tempo pré-determinado de vôo um
um alarme de lipo para que não use as baterias ate o talo, o que acaba
inutilizando-as;
6 canais – classe 200
Gaui 200, trex 250, são capazes de vôos 3Ds, mas devido ao seu tamanho sofrem com ventos moderados
6 canais – classe 300
Compy 300, Honey Bee CP, Blade CP, Hornet CP, são capazes de vôos 3Ds, porem podem necessitar de upgrades
6 canais – classe 400
Trex 450, Walkera 36 22e 60 62, Mini Titan E325(mini Raptor), Zoom 400,
3DX400. Nessa classe temos o Trex450 e o seu clone CopterX que tem a
maior disponibilidade de peças de reposição no Brasil, bem como inúmeras
lojas virtuais no exterior. É o que tem o maior numero de usuários no
Brasil também, para não deixar de comentar os Walkera estão surgindo em
boa quantidade, devido ao preço, mas há que se pesar que a eletrônica
embarcada deixa a desejar.
Acima de 6 canais – classe 500
Eolo Spirit, Raptor e550, Hurricane e550, Trex500, são helis entre 1 a
2kilos de peso de vôo, que começam a ganhar mercado no exterior pela
facilidade de voar com “apenas” 2 baterias de 3S em serie.
Acima de 6 canais – classe 600 acima
Trex 600, Raptor e620, IonX. Estes são os maiores helis elétricos
disponíveis em serie a venda. Sendo que o Trex 600 já existe a venda no
Brasil em algumas lojas, a que se pesar o preço das baterias que em um
primeiro momento torna o custo alto;
Helicópteros elétricos no Mercado Livre
Muita gente pergunta no forum se vale a pena comprar no mercado livre
kits completos prontos para voar (RTF), na maioria dos casos são
produtos de baixa qualidade e alguns nem estão no Brasil, o vendedor
apenas esta intermediando a transação de uma loja da China para você, e
quem arca com os impostos sobre o produto será o comprador. Porem podem
existir situações que um hobbista esta precisando de dinheiro e esta
vendendo equipamentos, tal como um trex + mais controle e etc..
Somente vendo fotos do helicóptero pela internet não é possível ter
idéia da qualidade das peças. Já vi um helicóptero RTF Walkera sair da
caixa com os canais do receptor invertidos, o Transmissor com mau
contato nos dip-switchs de configuração, e servo danificado.
Ver http://www.manorc.com.br/inicial_radio.htm#walkera
Mixagem CCPM, HDE, CDE?
Basicamente é a disposição de como os servos atuam na bailarina, HDE é
mais fácil de configurar do que CDE (CCPM), no HDE cada um dos três
servos atua de forma separada para as funções de aileron, profundor e
pitch, já na mixagem CDE (CCPM) eles atuam em conjunto para as mesmas
funções, dessa forma ao dar comando de aileron um dos servos sobe e
outro desce, para dar o comando de pitch positivo, todos eles sobem ao
mesmo tempo.
tipos de pas
O material das pás influencia sim no vôo, e bastante.
As pás de plástico são muito moles, com isso não consegue transferir o
comando para o rotor adequadamente. É como se você tivesse um
amortecedor, você dá o comando mais o plástico flexiona e amortece, além
de envergar muito.
Em compensação, aguentam um pouquinho melhor as raladinhas que ocorrem.
As de madeira são as melhores para iniciantes, na minha opinião. São
mais baratas mas possuem uma rigidez muito boa, então não há tanto
problema com essas flexões.
As de fibra de vidro mesmo, as boas, possuem uma resistencia parecida
com as de carbono, rígidas e aguentam uma boa rotação, entretanto não vi
pás boas para 450, só encontrei/testei para o 600.
As pás de fibra de carbono são mais rígidas, flexionam muito pouco e por
isso conseguem transferir o comando muito melhor. São recomendadas para
3D puro pois são as únicas que realmente aguentam as trocas de passos e
as forças envolvidas. Além disso, elas são as que realmente resistem a
rotações maiores que 3000RPM nos 450, as outras devem funcionar baixo
dessa faixa, sempre.
O tamanho influencia na sustentação do heli, uma pá maior gera mais sustentação, uma menor, menos.
Não adiantar colocar uma pá maior sem dimensionar corretamente o motor, é
como colocar um reboque num carro, o motor tem que aguentar.
Idem para uma menor, de repente não consegue nem subir com o heli.
Helis acrobaticos
Muita gente fica tentada em um primeiro momento (eu fui um deles) a
comprar Helis de 6 canais CCPM que pode voar de dorso, acrobático, com
cabeçote de alumínio e tudo mais, não caia nessa, o melhor nesse caso é
comprar um 4 canais passo fixo, ou melhor ainda um coaxial de 4 canais.
A sugestão para compra de equipamentos após decidir que ira adentrar no
mundo dos helicópteros elétricos é (na ordem a seguir, se não tiver
condições de comprar tudo de uma vez e sempre colocando primeiro a opção
mais econômica) e sempre levando em conta a disponibilidade de peças na
realidade Brasil:
- Radio que tenha programação para Heli, por exemplo o DX7 da Spektrum
ou mesmo o DX6i que tem uma relação custo-beneficio ótima, alem do mais
você pode usar para pilotar teus aviões também, sempre em Modo 2, ou
seja, aceleracao na mao esquerda;
- Simulador para PC que tenha cabo adequado para o radio, assim você não
precisa necessariamente comprar um heli, basta ter o radio e um bom
simulador para começar. Uma boa opção gratuita é o FMS que pode ser
baixado na internet, existem outros como o Realflight G2 e G3, Aerofly
Pro Deluxe Reflex XTR e o Phoenix;
- um bom conjunto de ferramentas composto por chaves allen de 1mm ate
4mm, chaves de fenda e philips de 3 tamanhos, chaves de fenda e philips
de relojoeiro;
- multímetro, conta-giros, watt-meter, termômetro, são opcionais, mas no
processo de ajuste do heli, são de uma ajuda inestimável para
identificar problemas;
Segurança em primeiro lugar
As hélices do rotor principal de um helicóptero radio controlado podem
matar, não é brincadeira, a rotação do rotor principal gira entre 1700 a
2500 RPM, que faz com que a velocidade na ponta da hélice alcance
130km/h!! em um TREX600 que tem pás de 600mm essa velocidade chega a
mais de 200Km/h. Portanto certifique-se que no local escolhido para
ajustes e treino não haja pessoas e animais no raio de ação do
helicóptero;
tenha sempre por habito realizar o pre-check de voo e apos o voo verifique tudo novamente;
Certifique-se sempre antes de ligar se todos os links e parafusos estão
devidamente encaixados/apertados para que não soltem em voo e atinjam
alguém;
Sempre verifique a sua freqüência;
Sempre ligue o TX antes de ligar o Heli;
Faça um teste de alcance;
Nunca ajuste parâmetros de motor ou troque de modelo no TX com o heli ligado;
Nunca tente ajustar o tracking das pás principais perto do rosto;
Após uma queda, deixe a bateria isolada por meia hora;
Após uma queda troque as hélices principais, mesmo que estejam visualmente boas;
Iniciando
Ok, você chegou ate aqui, treinou MUITO no simulador comprou um kit ou
um RTF, montou e esta pronto para ligar, mas antes de um pulo a um local
de vôo e veja com o pessoal como esta a configuração e se esta tudo
certo antes de mais nada. Se possível veja com o instrutor a
possibilidade dele realizar um hover do seu heli para checar se esta ok e
proceder a trimagem se necessário.
Você não tem ninguém próximo a auxiliar? Então a calma deve ser
redobrada, monte um X de treinamento com espetos de bambu ou varas de
fibra de vidro com bolas de isopor ou ping pong nas pontas, e amarre ao
trem de pouso, coloque a cauda virada para você e comece a acelerar, ao
acelerar a tendência natural do heli é que ele vá para a esquerda devido
ao vórtice do rotor de cauda, acelere mais um pouco ate que ele saia do
chão e corrija a tendência dele, tente no começo subir 30 cm e pousar,
faça isso diversas vezes ate sentir segurança e permanecer no ar por
mais tempo.
Hover
O hover tem que estar bem definido antes de partir para outra fase de
vôo tal como curvas 8 e círculos. Portanto pratique, pratique e pratique
somente dessa forma você terá condições de sair de uma situação em que
precise frear no ar e estabilizar ele antes de prosseguir.
Hover de frente
Após estar BEM consolidado o hover com a cauda virada para você chegou a
hora de vira-lo de frente, a dica é, com ele virado de frente de
comando para o lado que ele estiver caindo, isso é bem fácil de ver no
simulador. Treine bastante no simulador antes de tentar no real, e tente
fazer em uma altura o suficiente para que você consiga recuperar se
algo sair errado.
Curvas
Para fazer as curvas o Heli precisa ter comando de cíclico de
esquerda/direita(aileron) em conjunto com o leme, pois se você estiver
indo para a frente e quiser fazer a curva para a esquerda e de somente
leme para que a cauda va para a direita a tendência natural do rotor
principal e começar a cair também para a direita, ai você “capota” ele
no ar, ao fazer a curva também tem que dar comando de aileron para a
esquerda para compensar. Treine bem antes no simulador e anteveja o que
será feito após efetuar a curva, não é raro ver pessoas que fazem a
curva e não sabem o que vira depois, deixam ele vindo em sua direção e
surpreendidas dão comando errado e acabam caindo.
8
Para a seqüência de 8 as curvas direitas e esquerdas tem que já estar
bem consolidades, caso contrario, o risco de se perder é alto o que
acaba ocasionando varias quedas.
TREX versus Walkera versus Outros
Ultimamente esta sendo como discutir os sexos dos anjos, sempre acaba em
discussão, a única ressalva a ser feita basicamente se resume a
eletrônica que não é confiável, sempre compre de marcas reconhecidas
tais como Futaba, JR, Spektrum, Hitec, Multiplex, Airtronics para não
ter maiores decepções futuras.
Para sempre se lembrar, segue as recomendações do Antonio:
1 - Procurem ouvir as pessoas mais experientes.
2 - Utilize de verdade o simulador que você realmente vai aprender a voar, Simulador não é um joguinho!!!
3 - Se você vai ter ajuda de alguem para apender a voar, primeiro veja
se a pessoa sabe realmente voar, e quando eu digo voar não é ficar
abanando o helicópero de um lado para o outro, é fazer um 8 de frente
para os dois lados, fazer um 8 de cauda para os dois lados e no mínimo
um dorso de frente e de cauda.
4 - Não tente ficar hoverando no seu quarto, ou na sala pra mostrar pra
familia, existe 1% de chance de conseguir, e 99% de chance de quebrar o
heli e ainda acabar se machucando ou machucar alguem.
5 - Cuidado com o Mercado Livre, ha algumas semanas apareceu um rapaz la
na pista com um Heli que ele comprou no Mercado Livre, galera, deu dó,
não dava pra aproveitar nada do Heli, isso porque o rapaz se não estou
enganado gastou R$ 1.500,00 reais num Heli que diziam estar pronto pra
voar.
6 - Antes de comprar um Heli usado peça para o dono do mesmo fazer um
voo, (ficar só hoverando até o Pico Z faz) e se possível tente levar o
Heli para alguem mais experiente dar uma olhada.
7 - Tenha sempre na cabeça que segurança deve vir em primeiro lugar,
Helicóptero não é um mero brinquedo, pricipalmente pra quem voa
helicóptero Glow.
8 - Faça aulas de pilotágem, mas antes de fazer a aula, treine no simulador senão vc nao aproveita a aula.
9 - Fazer aulas economiza dinheiro!!!, pra quem tem um Trex por exemplo
com um pequeno tombo, você poderia ter feito no mínimo mais de 10 aulas
com um instrutor, pra quem tem Glow, um tombo são mais de 25 aulas que
vc poderia ter feito. O que vc prefere investir no aprendizado ou em
peças de reposição?
10 - O que se gasta com uma queda de um Helicóptero Glow dava pra ter comprado o simulador.
LINKS;
nesses links voce encontra diversos pitch gauge para imprimir e montar seu proprio para ajustar o angulo de incidencia das pas;
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=342799
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=564394&highlight=mini+zoom
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?p=3926000&highlight=free%2Bpitch%2Bgauge#post3926000
http://www.flyrc.com/pdf/pitch%20gauge.pdf
link para balanceamento de pas
http://www.helihobby.com/html/balancing_blades.html
link para loja de parafusos e rolamentos
http://www.rcscrewz.com/index2.php/stainless-screw-kits-heli/align-heli-screw-kits/cPath/350_295
link para ajustes Blade CP - Hobey Bee CP
http://bladecprepair.com
link para ajustar o 4 em 1 do Lama V2 V3
http://www.hobbyjapan2000.com/Lama2-Tail-Problem-Fix.html
link para montar tudo separado em heli com 4 em 1
http://www.helihobby.com/html/separate_electronics.html
link com varios manuais
http://www.heliguy.com/helicopter_manuals.html
link lojas para compra pecas
Brasil
www.asaseletricas.com.br
www.hobbydelivery.com.br
www.multihobby.com.br
www.twohobbies.com.br
www.rctechshop.com.br
www.bigfield.com.br
EUA
www.helidirect.com
www.readyheli.com
www.espritmodel.com
ASIA
www.flying-hobby.com
www.infinity-hobby.com
www.miracle-mart.com
www.century-rc.com
www.hobbyking.com
atualizado em 18/03/2009
De acordo com JK o ideal é voar 15 voos com as duas agulhas abertas em
2,5 voltas com a curva do motor em 100% (SEM O USO DOS GOVS)...
Feito isso feche a agulha da média (a menor das duas maiores) para 1,5 voltas e vá fechando 5 CLICKS por voo na da alta.
Com o auxilio de um termometro cheque a temperatura do motor (entre a 2ª
e a 3ª aleta do motor contando APÓS o término do cabeçote). Vá fechando
até chegar em 100ºC. APÓS isso configure seu GOV.
Abraços e bons voos!
de cima para baixo.
pas, se estao lascadas ou trincadas
aperto dos pega pas nas pas
folga dos pega pas no feathering shaft
folga dos dampers no feathering shaft
links dos pega pas, quanto a folga e/ou desgaste
paddles do flybar se estao paralelos e bem presos,
eixo do flybar se nao ha empenamento ou entortado
cage do flybar quanto a folga axial
parafusos do central hub que conectam ao main rotor housing
links (todos)
bailarina
horns dos servos.
atuacao dos servos do ciclico
atuacao do servo de cauda
linkagem do servo de cauda
pas da cauda, tensao e trincas
tensao correia
engrenagens torque tube
periodicamente pingar gotas de lubrificante especifico no rolamento do motor
range check para cada heli novo e campo de voo novo..
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