RÁDIOS RC
Rádio ou Emissora é o controle
do seu automodelo, existem muitos tipos e marcas, uns mais sofisticados
com uma série de recursos, outros mais simples, oferecendo apenas os
movimentos principais. Hoje em dia a maioria dos rádios já operam com
o sistema DSM, não utilizam cristais, trabalham em 2.4 GHZ, o sistema
vasculha por um sinal disponível toda vez que é ligado. Com este
sistema, dezenas de carros podem correr ao mesmo tempo, não é mais
necessária a espera por uma frequência livre como se fazia antigamente
com os rádios de 27, 40 e 75 MHZ.
Normalmente as emissoras dos automodelos possuem dois canais, os mais sofisticados podem ter três ou quatro. Embora
não seja uma prática muito comum, pode-se instalar faróis, lanternas e
buzinas nos automodelos desde que haja canais suficientes.
O conjunto é composto de
transmissor, receptor, servos, caixa para baterias ou pilhas e chave
liga-desliga. O transmissor fica com o piloto, o receptor recebe as
informações e repassa para os servos que transformam a energia elétrica
em movimento acionando acelerador ou freio e volante para a direita ou
esquerda.
No caso dos rádios
sofisticados, existe uma série de recursos adicionais para facilitar a
pilotagem, consequentemente são bem mais caros, esses recursos são mais
utilizados nas competições de um modo geral, para o iniciante não vão
fazer muita diferença.
Finalizando a informação sobre
rádios, verifique sempre a carga das baterias, se o rádio for antigo,
estique a antena do transmissor, como precaução não ultrapasse os 80
metros mesmo com pilhas novas, nunca desligue o transmissor com o motor
do automodelo funcionando, pois qualquer interferência poderá fazer seu
carro sair em disparada e sem controle.
************************************************************************************************************************************************************************************
BOLHAS
É a carenagem do automodelo,
existem muitos tipos no mercado, normalmente são adquiridas
transparentes, sem recortes e sem pintura, cabendo ao hobista
providenciar cor e estilo.
|
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
AUTOMODELISMO curiosidades
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário