terça-feira, 31 de julho de 2012

Tipos de aeromodelos

Aeromodelos com motores a explosão (combustão interna) - que podem chegar a escalas maiores que 50% das dimensões reais de uma aeronave. Seus motores apresentam alta potência e isso produz um vôo mais adequado e prazeiroso. São de longe, os aeromodelos mais utilizados em todo o mundo, com milhões de unidades vendidas ao longo dos anos.
As principais vantagens deste tipo de aeromodelo são:

  • Um envelope de vôo mais real, aumentando a possibilidade de treino dos pilotos
  • O som dos motores e o fato de não ligarem sem que seja efetuado um procedimento de partida costuma evitar a grande maioria dos acidentes.
  • A durabilidade, pois aeromodelos a combustão bem cuidados costumam durar por mais de 20 anos
  • O baixo custo, pois aeromodelos a combustão (por serem extremamente populares) podem ser adquiridos usados a um baixo preço, e sua manutenção é quase ausente de custos
  • Os reparos são simples de se executar, pois a madeira é facilmente colável.
  • Devido a sua alta potência, os aeromodelos a combustão podem ser construídos com vários materiais diferentes, como fibra de vidro, madeira, metal, espuma PU, fibra de carbono e etc.
  • Como normalmente são aviões maiores, fica mais fácil de se enxergar, minimizando os acidentes e perdas de material.
  • Normalmente os materiais e componentes envolvidos na construção e na linkagem destes aeromodelos, são de maior qualidade, evitando-se assim acidentes desnecessários e perigosos.
As principais desvantagens são:
  • Sujeira, o óleo deixa o aeromodelo bem sujo após um vôo
  • Ruido, o que limita seu uso às pistas de aeromodelismo devidamente homologadas
Aeromodelos com motores elétricos - utilizam alta tecnologia, como por exemplo baterias de Polímero de Lítio (LiPo), motores "brushless" (sem escovas), e têm como um dos diferenciais a possibilidade de construir modelos com tamanho e peso reduzidos, como na classe micro, que engloba aeromodelos minúsculos, que chegam a pesar apenas 4 gramas e ter 15 centímetros de envergadura.
Apesar do destaque principalmente para modelos menores, a atual geração de motores brushless e baterias LiPo e LiFePo permitem a utilização de motorização elétrica em modelos nas mais diferentes escalas, chegando a mais de 10m de envergadura.
Além da possibilidade de modelos em escala micro, outras vantagens são:

  • Baixo nível de ruído;
  • Facilidade na montagem de modelos com extrema acuidade de escala visual, pois motores elétricos não precisam de aberturas para escapamento, mas costumam superaquecer e acabam por incendiar os aeromodelos;
  • Facilidade na montagem de aeromodelos multimotores (bimotores, trimotores, quadrimotores, etc.), devido ao menor peso dos motores, ausência de vibração e por ser manterem curvas de aceleração equilibradas entre os diversos motores sem necessidade de cuidados adicionais com regulagens;
  • Envelope de voo mais abrangente, permitindo pousos lentos, voos em locais fechados, ou parques. Porém sua baixa potência costuma prejudicar os projetos de aeromodelos mais avançados e elaborados, fazendo com que os aeromodelos elétricos fiquem restritos a pequenos modelos, normalmente de isopor sem nenhuma acuidade estética.
As principais desvantagens são:
  • O tempo reduzido de vôo, pois a bateria não voa mais do que poucos minutos.
  • O altíssimo custo desta categoria, chegando a suplantar várias vezes o custo de um aeromodelo similar a combustão. Normalmente para manter um aeromodelo elétrico, são necessárias várias baterias adicionais e a aquisição de carregadores caros e complexos.
  • A baixa durabilidade do avião, pois normalmente os aeromodelos elétricos são feitos de isopor e este material se deforma com o tempo, além disso, é facilmente amassável. Normalmente os aeromodelos elétricos não tem trens de pouso, o que piora ainda mais a situação.
  • Devido ao seu baixo ruido e a capacidade de serem acionados por faltas de sinal do transmissor, acidentes costumam ser frequentes
  • Devido a baixíssima potência, os aviões elétricos ficam limitados a serem feitos de isopor, minimizando a duração do modelo.

Planadores - utilizam cabos tratores tensionados por outros aeromodelos, cabos com elasticos, cabos puxados por motores eletricos, lançados manualmente ou mesmo propelidos por motores eletricos ou a combustão interna, com a caracteristica desses meios apenas levarem os modelos a determinada altura de vôo e posteriormente serem desacoplados ou desligados e o modelo permanece voando apenas pelos principios aerodinâmicos de vôo associados a fenômenos naturais como térmicas ou vento, mas com o modelo com superficies de comando controlado via radiocontrole.
Os modelos tem caracteristicas aerodinâmicas diferenciadas como fuselagem e asas delgadas, os tamanhos dos modelos comumente variam de 60 cm até mais de 5 metros de envergadura, o tempo de vôo varia mas podem chegar e até ultrapassar o tempo dos modelos motorizados.

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